sexta-feira, 25 de dezembro de 2009

Brasil, país que avança na educação

Por muito tempo se ouvia pessoas argumentarem que o Brasil seria o país do futuro, gerações se foram sem ver o início deste futuro.
Hoje finalmente o Brasil é um país respeitado economicamente. Controlamos a inflação, nos modernizamos, nos atualizamos, a corrupção já não é vista como prática aceitável e nos posicionamos entre grandes líderes.
No campo da educação começamos a avançar, investindo pesadamente na construção de prédios e na formação de mão-de-obra qualificada. Por conta disto as escolas públicas se equipam com recursos tecnológicos e espaço físico adequado a todos os cidadãos brasileiros.
Ainda se fala muito da corrupção e da burocracia que emperrariam o crescimento. Mas, qual é o país que conseguiu em tempo tão curto reduzir essas disfunções, herança secular endêmica?
Quanto ao índice de analfabetismo. Recente pesquisa do PNAD - IBGE mostra uma queda no índice de analfabetismo em nosso país nos últimos dez anos (1992 a 2002). Em 1992, o número de analfabetos correspondia a 16,4% da população. Esse índice caiu para 10,9% em 2002. Ou seja, um grande avanço, embora ainda haja muito a ser feito para a erradicação do analfabetismo no Brasil. Outro dado importante mostra que, em 2006, 97% das crianças de sete a quatorze anos freqüentavam a escola.
Avançamos também na queda do índice de repetência escolar, que tem diminuído nos últimos anos. A repetência acaba tirando muitos jovens da escola, pois estes desistem. Este quadro tem mudado com reformas no sistema de ensino, que está valorizando cada vez mais o aluno e dando oportunidades de recuperação. As classes de aceleração também estão dando resultados positivos neste sentido.
Outro ponto importante de se frisar aqui é a pesquisa feita pela a ONG IBP, onde situou o Brasil em 8º lugar num ranking de 85 países que tiveram analisado o grau de transparência de seus Orçamentos.
Vale ressaltar que o Brasil ficou atrás apenas de seis países do Primeiro Mundo e de um único emergente a África do Sul, colocando-se muito à frente de todos os demais, inclusive Índia, Rússia e China. Entre os latino-americanos, fomos o mais bem colocado, muito à frente, por exemplo, do México e da Argentina. O resultado dessa pesquisa não me surpreendeu. Considero, até, que o Brasil poderia ter obtido posição ainda melhor. Isso porque ela foi feita com dados de até setembro de 2007, e o nosso país não parou de avançar em medidas de transparência.
Alem disso o Brasil vem sendo constantemente avaliado pela ONU, pela OEA e pela OCDE quanto ao combate à corrupção, todos reconhecendo nosso esforço persistente nessa área.
Também é grande o avanço do Estado do Amazonas no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nas áreas de educação, saúde e produção, pode-se se citar uns dos resultados positivos são as ações do governo na qualificação dos profissionais da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário