quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Projeto Escola Cidadã de Mãos Dada com a Comunidade


Maria Madalena Ramos Ferreira

Projeto Escola Cidadã de Mãos Dada com a Comunidade


JUSTIFICATIVA

O presente projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando o fortalecimento da auto-estima. O mesmo surgiu frente a necessidade de construir um espaço de convivência, integração familiar com a instituição, agindo na busca do conhecimento e do exercício da cidadania, transformando o seu meio social.
Atualmente, a família tem passado para a escola a responsabilidade de instruir e educar seus filhos e espera que os professores transmitam valores morais, princípios éticos e padrões de comportamento, desde boas maneiras até hábitos de higiene pessoal. Justificam alegando que trabalham cada vez mais, não dispondo de tempo para cuidar dos filhos. Além disso, acreditam que educar em sentido amplo é função da escola. E, contraditoriamente, as famílias, sobretudo as desprivilegiadas, não valorizam a escola e o estudo, que antigamente era visto como um meio de ascensão social.
O ambiente escolar tem sem dúvida, uma função importantíssima, a educadora. Por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto no lar quanto na sua atividade na escola.
O projeto se justifica por sabermos que a família possui papel primordial na construção dos valores que serão incorporados pela criança. Trazer a família à escola amplia os conceitos formulados pela criança. A Carta Magna estabelece em seu Artigo 227 que:
É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
A Escola Estadual Ernesto Pinho Filho, preocupada com o bem estar e a qualidade de vida das crianças e adolescentes, percebeu a necessidade em criar parceria junto às famílias para assuntos referentes à escola, relacionamento familiar, limites, sexualidade humana, prevenção ao uso de drogas, desempenho escolar, fases de desenvolvimento humano e outros temas relacionados à vida e à saúde física, emocional e mental no contexto escolar e familiar.
Sabemos que as questões acima mencionadas são complexas e, cada vez mais, reconhece-se que por trás delas há um verdadeiro conjunto de situações diversas que devem ser conhecidas e analisadas. A escola tem uma função social incorporada ao “modus vivendi” da família e da sociedade e acreditamos que com a mobilização de todos poderemos atuar com eficácia frente aos problemas e assim perpetuar a esperança de um mundo melhor de se viver.
À família cabe oferecer pertencimento e favorecer a individuação, dar um porto seguro para depois dar asas para os filhos voarem porque receberam suficiente ninho e para dar suporte e apoio às estas famílias sugerem-se encontros, reuniões e palestras para debates. Embora a família seja o núcleo fundamental, formador primeiro e preponderante das novas gerações e a escola o espaço privilegiado, toda a comunidade escolar e poder público não podem se omitir. Precisamos nos unir para reforçar a ação da família e da escola. Precisamos ser parceiros da família, igreja, clubes, associações de bairros, sistemas de segurança, saúde, judiciário e outros.
Nós, na Educação, somos gente que cuidamos de gente e preocupa-nos o caminho traçado na educação de nossas crianças e adolescentes no mundo globalizado. A TV, por exemplo, trabalha hoje com SS: sangue e sêmen. As meninas educadas para serem “pequenos adultos” crescerem, queimarem etapas e passar a maior parte da vida para aparentarem ser jovens. A mulher, em pleno século XXI ainda sendo educada para ser vista e não para ver. Se não for vista é esquisita e fora de padrão.
O adolescente é imediatista e a sua postura tem tudo a ver com a virtualidade nos dias atuais. Não consegue mais esperar para contar algo depois para os amigos. Se não estão conectados, são apáticos.
Um terço dos partos feitos pelo SUS são em adolescentes menores de 18 anos e as crianças estão sendo educadas por etapas “pulantes”. O bebê hoje é educado pela avó e estão carentes de pai e mãe.
Vivemos numa época de “imediatez”, falta ouvir e compreender o que o outro está dizendo. Temos que aprender que estamos discutindo idéias e não pessoas.
O maior pecado capital que os pais e educadores podem cometer é destruir a esperança e os sonhos dos jovens. “Sem esperança não há estrada, sem sonhos não há motivação para caminhar”, AUGUSTO CURY.
As crianças e jovens que perdem a esperança têm enormes dificuldades para superar seus conflitos e gravitarão em torno de suas misérias emocionais e suas derrotas. A Educação precisa formar pensadores, empreendedores, sonhadores, líderes não apenas do mundo em que vivemos, mas do mundo que somos.
Se cada um fizer a sua parte, teremos uma comunidade mobilizada em parceria com as escolas e todos podem contribuir para uma “Educação com Excelência” e para uma melhor qualidade de vida para nossas crianças e adolescentes.
Este projeto Escola Cidadã de Mãos Dada com a Comunidade foi norteado por quatro princípios básicos:
1) Preventivo – as ações preventivas desenvolvidas no contexto escolar visaram auxiliar na busca do equilíbrio, na compreensão da existência como possibilidade de expansão pessoal e de transformação social orientando a família a tomar decisões positivas em relação à vida para que possa defender seus filhos das situações de risco e buscar soluções criativas.
2) Científico – os conteúdos trabalhados deveriam ser objetivos, transmitidos com lucidez, serenidade, equilíbrio e reflexão levando a questionamentos com relação à vida e à saúde.
3) Integrador – a postura da escola em relação à vida como valor serão vivenciada permanentemente pelo corpo docente e discente com parceria das famílias, com atitudes e comportamentos que revelassem os valores que estas se propusessem a vivenciar. Através deste processo, o educador e a família se tornariam um modelo de identificação positiva para os alunos.
4) Participativo – o êxito do projeto na escola depende da colaboração de toda comunidade escolar com a cooperação e participação da família.
5) Conectado – os pais que fizerem parte do projeto participaram diariamente das atividades escolares em setores de sua competencia.
6) Valorização – com o projeto o patrimônio escolar será preservado, haja vista ser os pais os principais vigilantes do ambiente escolar saudável.
7) Proposta - estimular experiências que impulsionem o desenvolvimento da cidadania, a partir do conceito de escola cidadã, garantindo a participação social, a gestão democrática e participativa, o controle social e o desenvolvimento sustentável, através de trabalhos.
8) Gestão Democrática e Participativa – Por ser o Conselho Escolar um órgão colegiado composto por representantes das comunidades escolar e local (diretor, professor, funcionários administrativos, pais, estudantes e membros da comunidade), que tem por atribuição deliberar sobre questões pedagógicas, administrativas, financeiras, no âmbito escolar. Compete-lhe a tarefa de analisar as ações a serem empreendidas e os meios a serem utilizados para o cumprimento das finalidades da escola, atuando em conjunto e definindo caminhos para deliberações sobre os assuntos de sua responsabilidade.
A escola torna-se um espaço privilegiado de discussão, negociação e encaminhamento das demandas educacionais, possibilitando a participação social e promovendo a cultura da gestão democrática onde a transmissão de conhecimento e responsabilidade de todos os envolvidos, pois ao pensarmos na Escola Cidadã visualizamos diretamente a possibilidade de construirmos ou de reconstruirmos uma instituição educacional mais bela, alegre, prazerosa, feliz, democrática, participativa e autônoma.
Assim, o Projeto envolve atividades com ênfase na integração das famílias na escola, com o objetivo de aproximar os pais dos princípios desenvolvidos na escola, como: aprender e gostar do APRENDER; SOCIALIZAR idéias e argumentar sobre elas; DESCOBRIR as diferentes linguagens (escrita e falada), bem como o funcionamento da natureza e do que é produzido pelo homem; COMPROMISSO, RESPONSABILIDADE, ORGANIZAÇÃO e REFLEXÃO além de abranger as diferentes áreas do conhecimento como Linguagem, Matemática, Artes, Natureza e Sociedade, Música ou Movimento. Sugerimos aos familiares uma participação valorizando a partilha de habilidades com o grupo. Como também abriremos espaço para cada família apresentar sua cultura pessoal.

METODOLOGIA
Etapas Previstas:
§ Cada dia um responsável pelo aluno será convidado para participar deste projeto, teremos a hora da conversa informal, onde todos terão oportunidade de conhecer os professores e suas metodologias aplicadas em sala de aula, no final da aula farão um registro de tudo que observaram e de que forma vão poder contribuir no bom andamento das atividades escolares.
§ Pretendemos dar um subsídio/direcionamento aos professores sem deixar de incentivar a criatividade (normalmente o professor está muito fechado no livro didático);
§ Realizar um workshop de sensibilização para os professores como primeiro passo no trabalho com a comunidade dentro da escola;
§ Estudar um caminho que dê visibilidade ao Projeto junto à comunidade já que tanto a escola quanto à participação dos professores desempenham um forte papel;
§ O Projeto será colocado junto às atividades escolares sem inseri-lo na pauta das disciplinas, já que deve ser abordado de forma transversal;
§ A participação pais no Projeto não será obrigatória, porém e ele só será aceito perante sua aptidão e plano de atividade;
§ O professor deve participar, pois o Projeto não será da Secretaria de Educação, mas da escola (é ela que irá abraçar);
§ O trabalho será de equipe dentro da escola;
§ O projeto divide-se: 1º ciclo: 1º a 3º anos; 2º ciclo: 4º e 5º anos.
§ Para que as atividades possam ser realizadas há necessidade de disponibilizarmos uma sala de aulas e o refeitório da escola, sendo que o refeitório será utilizado somente no primeiro horário, enquanto que a sala de aula será utilizada tanto no primeiro horário quanto no segundo horário.

Do início do projeto
O início do projeto será na segunda quinzena do mês de fevereiro, atendendo a um calendário pré-estabelecido por esta escola.

Do compromisso do participante
Por se tratar de um Projeto Voluntário, um termo de compromisso deverá ser assinado pelos pais, comprometendo-se a participar diariamente das atividades, ficando demonstrado que a sua não participação acarretará no prejuízo para vosso filho, no mau exemplo passado aos seus filhos e o não recebimento de certificado de participação no projeto.

Do material didático
O participante do projeto deverá elabora sua proposta de atividades a serem desenvolvidas na escola. Por sua vez a escola terá a responsabilidade de imprimir e ajudar com demais materiais didáticos.
Deverá ser fornecida uma apostila em formato de xérox a cada participante do projeto, contendo orientações básicas quanto seu procedimento pedagógico na escola.

Da carga horária
Nossa proposta é manter a mesma carga aplicada as atividades normais da escola que compreende uma carga total com duração de 20(vinte) horas, sendo que diariamente as atividades durarão 2 horas.

Dos líderes dos movimentos sociais
Os líderes de Movimentos sociais poderem participar do projeto com encontros semanais abordando temas relevantes ao bom desempenho familiar.


CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES
DATA
TEMA
FACILITADOR
Dia ___/___210
Mesa Redonda:
Tema: A Família: Conceito em Transformação

Dia ___/___210
Tema: Criatividade e Desenvolvimento Pessoal

Dia ___/___210
Tema:
Saúde da Família

Dia ___/___210
Tema: Voto Consciente. Eleições

Dia ___/___210
Tema: Vivência: Repensando as diferenças e as experiências.

Dia ___/___210
Tema: O Educar em Família. Uma ação local para uma visão global (O nó do afeto)

Dia ___/___210
Tema: O Cuidar e o Educar em Família: Conto que conto a próxima lua...

Dia ___/___210
Tema: A Sexualidade na Adolescência

Dia ___/___210
Tema: As dúvidas que nos afligem e as reflexões que nos aliviam como pais.

Dia ___/___210
Tema: Vícios e Drogas

Dia ___/___210
Tema: Auto-Estima (uma estória de vida)

Dia ___/___210
Tema: Projeto de Vida e Criatividade

Solenidade de Encerramento

Do encontro geral
Uma vez por mês, geralmente aos sábados, ocorre um encontro para todos os professores, comunitário e colaboradores do projeto. A escola conduzirá uma oficina que tenha sido realizada na escola desta vez com os membros do projeto. A oficina provê uma experiência comum para pensarmos juntas as nossas práticas, suas diferenças, questionamentos. Esta uma maneira de partilhar vivências e reflexões entre os pais e escola, conectando-os. Segundo Augusto Jorge Cury “Os filhos não precisam de pais gigantes, mas de seres humanos que falem a sua linguagem e sejam capazes de penetrar-lhes o coração. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência”.
Da avaliação geral
Ao final de cada semestre, os pais, professores, coordenadores e colaboradores se reunirão para avaliar os diferentes aspectos da prática na escola e a forma através da qual o projeto se organiza. Sugestões deverão ser apresentadas para o semestre seguinte.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Participar da vida escolar de nossos filhos sem discriminação é um direito de todo e qualquer cidadão, em uma família que o faça cresce e desenvolve todas as suas potencialidades.

Reconheçamos que a família se transformou, a mulher assumiu novos papéis, aconteceram mudanças no papel dos homens em relação aos cuidados com a casa e com os filhos, questionando-se os modelos de autoridade.
Nesta nova configuração de organização temos famílias nucleares com pai, mãe e filhos; famílias monoparentais nas quais os filhos vivem com a mãe ou com o pai; famílias recasadas com filhos que vivem com um dos pais recasado; famílias ampliadas onde as crianças são cuidadas pelas avós e/ou tios; famílias não convencionais de pais homossexuais ou poligâmicos.
Enfim, esta nova condição familiar não conduzida de forma adequada e coerente poderá gerar desestruturação e conflitos. Por isso, para exercer adequadamente sua função social, a família deve ser conscientizada de suas reais competências.
O cuidar e o educar é futuro e o futuro não pode ser conseqüência do acaso. Cada família hoje, através das competências familiares, eleva sua colaboração para o amanhã ao esforçar-se em ajudar seus filhos serem pessoas livres e responsáveis, para isso é necessário formar-se e preparar-se.
Assim sendo, a Escola Estadual Ernesto Pinho Filho assume o compromisso de valorização familiar, onde a parceria escola de mãos dada com os pais é fator primordial a aquisição de conhecimento e assimilização de princípios, valores e comportamento ético participativo perante a sociedade contemporânea.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CURY. Augusto, Pais Brilhantes, professores fascinantes. Editora: Sextante. http://www.familiaegraca.com.br/. Acessado em 19 de out. de 2009.
















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